Ovos coloridos são uma tradição da Páscoa. Lá no hemisfério Norte, eles lembram as cores da primavera; aqui remetem à decoração da vovó e delícias de boteco.
Que tal dar uma repaginada no clássico esse ano, deixar de lado a anilina e usar corantes naturais para tingi-los? O efeito é incrível!
A técnica é simples: basta cozinhar o ingrediente que vai ser seu corante em – quase sempre – um litro de água por meia hora, coar (eles sugerem um filtro de café para a tarefa) e deixar os ovinhos de molho por uma hora. É basicamente isso, com algumas variações.
Como a reportagem original é de uma revista alemã, há algumas curiosidades. Por exemplo, para se atingir uma cor roxa delicada, é recomendado suco de sabugueiro. Pelo menos foi o que o Google Translate me disse. Eu me pergunto: o que será isso? Eu já vi um sabugueiro? Que gosto tem? É uma coisa germânica? É o guaraná da Alemanha? Será que eu posso substituir por beterraba?
Porque o legal é mesmo brincar, experimentar, criar cores novas com outros frutos da natureza. Não se prender muito na receita (que inclui também mirtilos para ovos azuis), e sim se deixar levar e inspirar pela ideia.
1. Para os ovos aceitarem melhor a cor, esfregue-os com um pouco de vinagre antes de deixá-los de molho.
2. Para um tingimento mais uniforme, mexa os ovos com uma colher de vez em quando.
3. Use ovos brancos. E cozidos!
4. Quanto mais tempo o ovo fica de molho, mais intensa a cor.
5. Para um brilhozinho todo especial, esfregue os ovos com um pouco de óleo no fim.
Cozinhe a casca de meio quilo de cebola vermelha em 2 litros de água por meia hora. Quando esfriar, passe por um filtro de café e deixe de molho os ovos cozidos por pelo menos uma hora. Você também pode ferver os ovos junto com as cascas de cebola.
Para delicados ovos azuis, cozinhe 250 gramas de mirtilos em 1 litro de água por meia hora. Passe por um filtro de café e deixe os ovos cozidos de molho por pelo menos uma hora. Não sei o que pode substituir blueberries para se alcançar um azul bacana. Pensei em jabuticabas, mas a jabuticaba é mais puxada pro vinho. Flores de alfazema? Tem que ser criativo e experimentar.
Para exuberantes ovos verdes, cozinhe cerca de 50 gramas de erva-mate em um litro de água. Deixe os ovos cozidos de molho por uma hora.
Para delicados ovos roxos, engrosse suco de sabugueiro por meia hora e deixe de molho os ovos cozidos, ainda mornos, por pelo menos uma hora. Como este suco de sabugueiro da foto está a cara de um suco de beterraba, eu começaria a experimentar por aí.
Para solares ovos amarelos, ferva 50 gramas de pó de caril em um litro de água, deixe repousar durante uma hora e coe com o filtro de café. Em seguida, os ovos vão de molho no caldo por pelo menos uma hora. Adorei essa ideia do pó de curry. A seção de temperos é um ótimo lugar para imaginar corantes naturais. Já pensou um ovo cor de páprica?
Para pálidos ovos castanhos, ferva 50 gramas de pó de café em um litro de água. Deixe repousar durante uma hora e coe. Em seguida, deixe os ovos cozidos de molho por pelo menos uma hora.
2 comentários:
Que lindos! E que ideia legal tingir! :)
Fica com uma textura incrível! Não sei se vou conseguir testar esse ano, mas com certeza está na listinha!
Postar um comentário