Não importa se o seu jardim é imaginário (como o meu) ou real, se ele existe agora ou no futuro, se ele é de janela, de inverno ou um quintal espaçoso, se é público ou privado, nunca é demais saber e sonhar com um pouco de verde.
Quando bati os olhos nessa matéria da revista dinamarquesa Bo Bedre, não tive dúvida. Precisa ser compartilhado! Eis as 10 dicas escandinavas para um jardim formoso:
Para um jardim natural, ao invés de derrubar para desobstruir a vista, aproveite as árvores para enquadrar paisagens, delimitar espaços e criar alinhamentos.
O grande cesto pode ter a superfície escura e lenhosa, mas sua forma arredondada dá impressão de leveza. Um contraste eficaz.
cortada em alturas diferentes, vira área de lazer para crianças saltarem de toco em toco - e um pequeno refúgio para borboletas e insetos.
quando escolher as plantas. As samambaias, por si sós, são como pequenas esculturas.
quando for escolher as flores. Informe-se sobre como elas reagem nas diferentes estações do ano. Leve em conta a beleza das inflorescências.
Para delinear canteiros. Cercas baixas e trançadas dão um belo efeito visual e tornam o seu canteiro mais fácil de cuidar.
Cubra o solo dos canteiros com samambaias para dar um ar denso de floresta ao chão do seu jardim.
o banco de madeira maciça cria uma pequena área de descanso onde você pode beber a primeira xícara de café do dia, ou onde as crianças podem sentar e fazer um lanchinho.
a altura e cor das plantas. Na foto, as cebolas roxas ornamentais crescem e rompem com a cobertura densa de hera e borragem.
com flores e plantas que se alternam em cor e altura, acabam agindo como quebra-vento. Os canteiros são graficamente alinhados em uma ordem de ziguezague para proporcionar contraste.
Leia aqui para ler a reportagem original da revista Bo Bedre.
0 comentários:
Postar um comentário