15.10.10

Magistral

Não pretendo transformar esse humilde espaço que trata da estética das coisas em um blog político, podem ficar calmos. Já existem outros por aí com gente no comando muito mais qualificada para tratar do assunto do que eu, basta procurar.

Mas às vezes o mundo conspira a favor de um post. Hoje, neste 15 de outubro de 2010, tive o prazer de encontrar uma seqüencia de vídeos da grande professora Marilena Chauí. É uma aula magistral.

Não tinha como não postar.

Para quem deseja pular sumariamente a política e cair logo na filosofia, um pouco de Deleuze (já repararam que eu a-m-o o Abecedário, né?):

"O termo aula magistral é o usado nas universidades. Temos de buscar outro termo. Acho que existem duas concepções de aula: uma concepção segundo a qual uma aula tem como objetivo obter reações imediatas de um público sob forma de perguntas e interrupções. É uma corrente, uma concepção de aula. E há a concepção dita magistral, do professor que fala. Não é uma questão de preferência, não tenho escolha. Sempre usei a segunda, a concepção dita magistral. É preciso achar outro termo porque... Digamos que é mais uma concepção musical. Para mim, uma aula é... Não interrompemos a música, seja ela boa ou ruim. Interrompemos se ela é muito ruim. Não interrompemos a música, mas podemos muito bem interromper palavras. O que significa uma concepção musical de aula? Acho que são duas coisas, na minha experiência, sem dizer que essa é a melhor concepção. É o meu modo de ver as coisas. Conhecendo um público, o que foi meu público, penso: "Sempre tem alguém que não entende na hora. E há o que chamamos de efeito retardado". Também é como na música. Na hora, você não entende um movimento, mas, três minutos depois, aquilo se torna claro porque algo aconteceu nesse ínterim. Uma aula pode ter efeito retardado. Podemos não entender nada na hora e, dez minutos depois, tudo se esclarece. Há um efeito retroativo. Se ele já interrompeu... É por isso que as interrupções e perguntas me parecem tolas. Você pergunta porque não entende, mas basta esperar."

Uma concepção musical de aula: très deleuziano!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.